Por meio de audiências públicas realizadas em bairros de São Luís, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), está acompanhando as demandas da sociedade a apresentando as obras dos programas “Mais Saneamento” e “Água para Todos”. Os encontros são realizados em comunidades que compõe as regiões do Anil, Bacanga, Vinhais e São Francisco.
As primeiras audiências foram realizadas nos bairros Alemanha e Ilhinha. Também já foram realizados encontros nos bairros do Coroado, Santa Clara, Cidade Olímpica, Nova Vida, João de Deus e Lira.
A 8 ª audiência, realizada no Lira, foi feita em parceria com a Defensoria Pública. Foram colhidas as necessidades emergenciais da população, que também conheceu os principais programas que buscam solucionar os problemas de esgoto e abastecimento de água do Maranhão.
De acordo com o presidente da Caema, Davi Telles, o Programa “Mais Saneamento” realiza a implantação de redes coletoras, ligações domiciliares de esgoto, construção de interceptores, estações elevatórias e estações de tratamento. “Todos compõem um conjunto de equipamentos que proporcionam saúde e qualidade de vida à população”, destacou o presidente.
Ainda segundo Telles, o “Água para Todos” foi lançado no mês de junho e tem o objetivo de garantir água nas torneiras da população maranhense. “Para amenizar o problema histórico de falta d’água que afeta milhões de pessoas, foram destinados recursos na ordem de R$ 270 milhões. Paralelamente, o projeto investe no remanejamento da adutora Italuís com reforço de vazão de mil litros, aumentando em 75% o fornecimento de água na capital”, disse.
Davi finalizou dizendo que nesta primeira etapa, são contemplados tanto a capital, quanto os municípios do interior do Estado, incluindo os municípios com menor índice de desenvolvimento humano do Maranhão.
No cronograma, está ainda a instalação de poços e implantação de Sistemas Plenos de Abastecimento de Água. Em São Luís, já foram perfurados poços no Outeiro da Cruz, Bairro de Fátima, Vila Passos, Monte Castelo e Praça da Misericórdia, e estão previstos também poços de grande vazão na área do Sistema Sacavém/Batatã, responsável pelo abastecimento do centro; e na área do Sistema Paciência, que atende as regiões Cohab/Cohatrac.