Dando sequência às ações do programa ‘Água para Todos’, em São Luís, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em parceria com a Prefeitura de São Luís, inaugurou, nesta quinta-feira (23), um poço tubular na Praça Catulo da Paixão Cearense, que resolverá o problema de abastecimento de água nos bairros Vila Passos, Coréia de Baixo e Coréia de Cima, e de outros bairros circunvizinhos.
Com 200 metros de profundidade e vazão de 70 mil litros de água por hora, o poço é o segundo entregue à população, de um total de seis que estão sendo instalados na região central de São Luís. O objetivo é reforçar o abastecimento de água em áreas críticas, atendidas pelo Sistema Sacavém/Batatã e que, por causa dos baixos níveis do reservatório principal, sofrem desabastecimento. A obra consumiu 300m de tubulação usados para interligar o poço à rede de distribuição.
Lançado pelo governador Flávio Dino, o programa ‘Água para Todos’ ainda vai entregar, em São Luís, outros quatro poços: Parque do Bom Menino, Outeiro da Cruz, Monte Castelo e Praça da Misericórdia. O primeiro poço entregue foi o da Praça da Matriz, no Bairro de Fátima. As áreas públicas onde se localizam cinco desses poços foram cedidas pela Prefeitura de São Luís, em tempo recorde, graças ao empenho do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior.
De acordo com o presidente da Caema, Davi Telles, a parceria firmada entre o Governo do Estado a Prefeitura tem agilizado a entrega dos poços tubulares. “Esta é uma ação que, mais uma vez, consolida a firme parceria entre o governo Flávio Dino e a prefeitura de São Luís para melhorar a qualidade de vida dos moradores da região central, que está sendo realizada em um ritmo bastante acelerado”, disse Telles.
Davi Telles destacou que durante encontro recente com o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, na sede da prefeitura, apresentou o plano de ações em abastecimento e esgotamento sanitário em São Luís, que prevê o investimento total de R$ 306 milhões. Com as obras de esgotamento, São Luís sairá dos atuais 4% para 70% de tratamento de esgoto, em dois anos e meio, quando as obras estiverem concluídas.
Com relação à melhoria do abastecimento de água, Davi Telles ressaltou a importância do projeto de reforço de vazão no Sistema Italuís que vai acabar com a intermitência de água na capital. Essa obra do reforço de vazão (uma grande elevatória intermediária) implantada no km 22 da adutora do Italuís, orçada em R$ 100 milhões, estará concluída em dois anos.
Para o prefeito de São Luís, a parceria que não acontecia no passado foi revertida e hoje governo e prefeitura andam juntos para implantar investimentos e melhorar o abastecimento de água para a cidade. “Estamos concretizando aqui mais uma ação importante realizada em parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Maranhão para darmos solução a um problema antigo na capital, que é a falta de água regular na casa das pessoas”, disse Edivaldo.
Programa ‘Água para Todos’
O programa ‘Água para Todos’, lançado pelo governador Flávio Dino, tem como objetivo resolver os problemas de abastecimento de água em São Luís e em vários municípios do Maranhão, com implantação de sistemas de abastecimento pleno, inicialmente, nas sedes das 30 cidades contempladas com ações do ‘Mais IDH’.
Ainda em São Luís, em convênio com a Defesa Civil, a Caema está perfurando mais cinco poços de grande vazão na região do Sistema Paciência, acabando com a intermitência no abastecimento de água nas regiões Cohab/Cohatrac. Além disso, 35 poços estão em recuperação na zona rural de São Luís, melhorando a produção de água para diversas comunidades.
Após a entrega do poço, o presidente da Caema, Davi Telles, e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acompanhados de secretários e de diretores da Companhia, fizeram vistorias técnicas aos poços do Monte Castelo e Parque do Bom Menino, que devem ser inaugurados no início do mês de agosto.
A solenidade de entrega do poço da Vila Passos contou com a presença do diretor-presidente da Caema, Davi Telles; da secretária de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Flávia Alexandrina; do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior; do vereador Gutemberg Araújo e autoridades do governo estadual, municipal, da Câmara de Vereadores, diretores e colaboradores da Caema, Associações de Moradores e líderes comunitários.