Visando qualificar profissionalmente moradores de sete comunidades localizadas no entorno das obras de esgotamento sanitário do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), executado no município de Chapadinha, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) está promovendo, por meio da sua Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGP), cursos de capacitação em diversas áreas.
O objetivo é envolver as comunidades em ações socioeducativas e ambientais que contribuam com a preservação do meio ambiente, com impacto direto na melhoria da qualidade de vida da população atendida, além de esclarecer sobre direitos e deveres dos cidadãos. Outra preocupação é com a utilização e conservação da água potável, garantindo a melhoria de acesso a esse recurso natural.
A Companhia já qualificou 133 novos profissionais no curso de bombeiro hidráulico que estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Durante a capacitação, os moradores tiveram aulas teóricas com conteúdos sobre Ética e Cidadania, Relações Interpessoais, aulas práticas sobre Reparos em Vazamentos Hidráulicos, Instalação de Máquina de Lavar Roupas e Instalação de Lavatórios.
Segundo a assistente social Mayra Lima, coordenadora do Projeto de Trabalho Social (PTS) da Companhia, o Curso de Bombeiro Hidráulico teve um caráter social e qualificou homens e mulheres que estão capacitados a atender à demanda promissora do mercado de trabalho no estado. “O mercado está em expansão e em alta valorização, o que resulta na grande demanda de mão-de-obra qualificada. Nesse contexto, a iniciativa, que segue diretriz do governo Flávio Dino, é no sentido de dar a oportunidade aos que buscam o curso, de ingressarem nesse vasto campo de trabalho”, explica Mayra.
Em andamento, o curso de Educação Ambiental conta com a participação de 40 moradores e desenvolve conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas para a preservação do meio ambiente. Após o curso, os participantes estarão aptos à criação de ações e projetos ambientais, voltados para a preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais. “O curso busca capacitar os moradores para planejamento e gerenciamento de questões ambientais e sociais envolvidas no desenvolvimento sustentável, preparando cada aluno para diagnosticar problemas e propor melhorias, participando de projetos ambientais”, explica a assistente social.
A iniciativa faz parte das atividades do PTS da Caema e é executada pela Ambienger Engenharia Ambiental, desde novembro de 2014, nas comunidades Aldeia, Areal, Cohab, Mutirão, Novo Castelo, Recanto dos Pássaros e Vila Isamara, que é desenvolvido paralelamente à execução das obras do PAC em Chapadinha.
Outras ações
As ações da Companhia abrangem também reuniões com lideranças e comunidades, além de oficinas de Mobilização e Organização no Processo de Garantia de Direitos, de Melhoria da Qualidade de Vida, de Preservação do Meio Ambiente e de Captação, Distribuição e Uso Adequado da Água Potável, realizadas nos bairros e nas escolas, além de visita à Reserva Itamacaoca.