Dando continuidade ao processo de modernização da sua área tecnológica, visando melhorar a prestação dos seus serviços, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA acaba de adquirir mais 240 novos computadores que irão atender as necessidades de diversos setores da Companhia, tanto na capital, quanto no interior do Estado. Essa é a quarta vez que a empresa investe em equipamentos de informática com a finalidade de facilitar as atividades e a comunicação com a clientela.
Desde o início da atual gestão em abril de 2009, foram realizados vários investimentos na área de Informática, somando um total de 640 computadores, além de servidores, impressoras, notebooks e também a participação na Rede Unificada de Comunicação Digital do Estado do Maranhão, gerenciada pelaSecretaria Adjunta de Tecnologia da Informação. A Rede é responsável pelo controle de links dos órgãos do Estado e oferece todos os serviços de manutenção na rede de dados das Secretarias, Vivas e Detran.
A adesão ao Unirema e o término do contrato com a Embratel proporcionou à Companhia uma redução significativa nos custos com a comunicação.
De acordo com a diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Ivana Colvara de Sousa, os investimentos no parque tecnológico da Companhia visam não só a sua modernização, mas também a melhoria na prestação dos serviços aos seus clientes e a melhoria das condições de trabalho aos empregados da CAEMA.
Otimista, o gerente de Informática Manoel Paulo Lima da Costa, ressalta a iniciativa da direção da CAEMA em empregar recursos na modernização dos diversos setores da Companhia com o objetivo de melhorar o desenvolvimento das atividades. “Essa é sem dúvida, uma ação de grande relevância da Diretoria, pois com a chegada dos novos microcomputadores, vamos dar continuidade ao processo de atualização e implantação de novos sistemas", disse.
Os novos computadores estão passando pelo processo de instalação de programas, dentre os quais o LibreOffice (gratuito), em substituição ao pacote Microsoft Office (ferramenta paga), para então serem entregues aos setores com maiores necessidades, conforme determinação da Diretoria.