Visando melhorar a qualidade nos serviços oferecidos aos usuários dos seus serviços, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA intensificando as suas ações e serviços em diversos municípios do interior do Estado, que incluem melhorias nos sistemas de abastecimentos de água e ampliação de sistema de esgotamento sanitário.
Igarapé Grande
No município de Igarapé Grande, localizado a 307 km da capital São Luís, serão realizados serviços de limpeza e desenvolvimento dos poços P-03 e P-05 C, com a finalidade de recuperar a capacidade de produção de água dos poços e diminuir as perdas de cargas do aquífero para os mesmos.
Lago da Pedra e Tuntum
Em Lago da Pedra, os poços P-03 A, P-04 e P-05 receberão os serviços de limpeza e desenvolvimento também com a finalidade de recuperar a capacidade de produção de água dos poços, melhorando o abastecimento na cidade. Os mesmos serviços serão realizados no poço P-10 em Tuntum.
Para o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, a realização desse tipo de serviços vai trazer muitos benefícios para a população de cada um dos municípios. “Com a realização desses serviços de limpeza e desenvolvimento, nós iremos aumentar a oferta de água para a população dessas três cidades”, destaca.
Coroatá
Em Coroatá, distante 247 km da capital do Maranhão, a CAEMA vai realizar vários serviços de manutenção, expansão de redes de distribuição e ramais prediais de água, inclusive com a instalação de novos hidrômetros e a retirada dos antigos que estão apresentando problemas. Esses serviços são considerados de rotina e também servem para melhorar a oferta de água para a população do município. Entre os serviços de manutenção previstos estão a retirada de vazamentos e pequenos reparos na rede de distribuição que abastece a cidade.
Pinheiro
A cidade de Pinheiro a 339 km de distância, será favorecida com a execução de uma obra que vai melhorar a oferta de água aos seus moradores. O município que é abastecido por meio da captação de água do Rio Pericumã, terá a sua capacidade de captação ampliada de 400 para 500 metros cúbicos por hora, após a substituição do conjunto motor-bomba.
A Companhia realizará também a construção de uma nova estação de tratamento de água, o que contribuirá para aumentar o volume de água tratada de 400 para 500 metros cúbicos por hora, além da construção de um reservatório apoiado com capacidade para 800 metros cúbicos e uma estação elevatória de água tratada.
Ainda na cidade de Pinheiro, serão instaladas duas novas adutoras de água tratada, uma com 1.620 metros de comprimento e a outra com 35 metros de comprimento. Para melhorar o abastecimento de água a rede de distribuição será ampliada em 31.214,43 metros e terá 3.715 novas ligações com hidrômetros.
Davinópolis
Em Davinópolis, distante a 637 km de São Luís, a CAEMA iniciou os serviços de perfuração de um poço tubular de 450 metros de profundidade. O poço possui diâmetro de 18 polegadas no qual serão instalados todos os implementos hidráulicos e elétricos para o seu funcionamento.
De acordo com o engenheiro George Carvalho Costa, da Gerência de Obras do Interior da Companhia, a expectativa é que a vazão desse novo poço seja de 100 metros cúbicos por hora, o que aumentará significativamente a oferta de água para o município.
Tutóia
Em Tutóia, cidade turística a 456 km da capital, a CAEMA vai realizar serviços visando melhorar a captação e distribuição de água. Está se3ndo construído um novo sistema de abastecimento que contribuirá para aumentar a vazão da água. Na obra está incluída também a substituição da adutora de água bruta que passará a ter capacidade de 25 metros cúbicos por hora. Será instalada também uma adutora de água tratada interligando os reservatórios R2, R4 e R5. É através dessa adutora que a água é transportada da estação de tratamento de água para os reservatórios de distribuição.
A Companhia vai construir também uma estação de tratamento de água com uma casa de química. Na estação de tratamento a água é tratada e purificada para depois ser encaminhada através de tubulação para caixas d’água e reservatórios que abastecem a cidade. A rede de distribuição que transporta a água tratada para as residências será ampliada para 340.950,26 metros. Como forma de combater o desperdício e melhorar a quantidade de água oferecida à população, vão ser instalados 730 hidrômetros, aparelho utilizado para medir a quantidade de água consumida. “A cidade inteira vai ser beneficiada com essa obra, nós vamos melhorar desde a captação até o abastecimento e com isso melhorar o serviço oferecido aos moradores de Tutóia” destaca George Costa.
Itapecuru-Mirim
Em Itapecuru-Mirim a CAEMA vai iniciar os serviços de complementação da primeira etapa da construção do sistema de esgotamento sanitário. A obra realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi iniciada em dezembro de 2011 e foi paralisada em razão de problemas com a empresa contratada para a sua execução. A obra contemplará o município maranhense também com uma estação de tratamento de esgoto.
Na bacia A-4, que atende os moradores do Bairro Torre e adjacências, serão finalizadas a construção da rede coletora de esgoto e também a elevatória de esgoto. Na complementação da obra será terminada também a construção dos emissários de esgoto.
Com a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos em Itapecuru, os dejetos serão recolhidos nas residências por meio das ligações domiciliares e conduzidos à rede coletora, que por gravidade descem até a Estação Elevatória de esgotos ficando reunidos em um tanque. Em seguida são bombeados para uma caixa de reunião, de onde são levados por gravidade até a estação de tratamento de esgotos. Aí eles passam por um processo de maturação e tratamento até que estejam em condições de serem encaminhados ao seu destino final.