Dando continuidade às melhorias dos sistemas de abastecimento de água no interior do Estado, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA se prepara para realizar diversas obras no município de Chapadinha, com a finalidade de aumentar a oferta de água para os seus moradores.
Uma das obras é a ampliação da Barragem Itamacaoca, que terá a borda elevada em 4 metros, além da instalação de um sistema de captação, composto de uma unidade flutuante com capacidade de 70 litros por segundo. Essa ação contribuirá para aumentar a capacidade de produção de água para 252 metros cúbicos por hora, melhorando a oferta de água para toda a cidade.
Para disponibilizar água de qualidade à população, a CAEMA vai construir uma nova estação de tratamento de água com vazão de 70 litros por segundo na área de entorno da barragem. A estação vai contar com uma unidade de tratamento de resíduos destinada a tratar a água resultante por meio de duas lagoas para deposição dos sedimentos.
Outra obra do projeto é a construção de uma casa de química, local onde serão armazenados os produtos químicos e será composta de sala de preparo, sala de dosagem de reagentes, laboratório, escritório, copa e almoxarifado.
Será implantada uma nova adutora de água bruta e construídas mais três estações elevatórias de água tratada que transportarão a água captada e tratada até as residências. Todas as elevatórias terão um conjunto motor-bomba com vazão total recalcada de 534,96 metros cúbicos de água por segundo.
Uma das elevatórias será responsável pelo recalque de toda a produção da estação de tratamento até os reservatórios de distribuição localizados na região central de Chapadinha. As outras elevatórias ficarão responsáveis pela distribuição de água proveniente dos reservatórios apoiados para os reservatórios elevados. De lá a água segue para os domicílios dos consumidores.
De acordo com o engenheiro GeorgeCarvalho Costa, da Gerência de Obras do Interior, a iniciativa vai melhorar significativamente a qualidade de vida da população de Chapadinha. “Essa obra vai beneficiar toda a cidade, uma vez que a população terá um abastecimento de água melhor”, destaca.
A cidade de Chapadinha será beneficiada também com 5 reservatórios de água. Os reservatórios apoiados, que possuem laje de fundo apoiado no terreno, serão localizados na Avenida Kennedy e na Rua Manoel Guerreiro e terão capacidade de armazenamento de 1200 e 250 metros cúbicos respectivamente. Os reservatórios elevados, aqueles apoiados em estrutura de elevação, possuirão volume de 750, 100 e 150 metros cúbicos respectivamente.
A obra tem prazo de execução de 15 meses e contará com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Como forma de descentralizar o atendimento aos moradores da cidade, a CAEMA dividiu a sede do município de Chapadinha em três subsistemas. O principal compreenderá a Barragem Itamacaoca, o Centro Operacional de Chapadinha, reservação e distribuição. O outro vai abranger os bairros Mutirão, Boa Vista e Aeroporto e o terceiro será independente do principal e vai ser responsável por cerca de mil moradias. Para suportar o aumento da vazão oferecida aos moradores, a CAEMA vai instalar também um reforço na rede de distribuição com diâmetros variando de 50 a 400 mm e extensão aproximada de 170 km.
Como uma solução para o problema das perdas de água, a Companhia vai promover a instalação de 3.600 hidrômetros, aparelho utilizado para a medição volumétrica da água consumida pela população em um determinado período. Com a instalação dos hidrômetros, será possível a CAEMA estimar as perdas entre a população e a distribuição de água. “Com a implantação e melhoria da rede de abastecimento de água, aliada a instalação dos hidrômetros nas unidades consumidoras, iremos melhorar bastante a vida da população de Chapadinha, reforçando o compromisso da CAEMA em levar um serviço de qualidade à população do interior do Estado” finaliza George Costa.