A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA é uma sociedade em regime de economia mista, criada a partir da Lei Estadual 2.653 de 06 de junho de 1966,
alterada pelas Leis 2.978 de 07 de julho de 1969, 3.886 de outubro de 1977 e Lei nº 9.045
de outubro de 2009.
Atualmente, a Companhia é regida pela Lei Nº 6.404/76, aplicável às Sociedades Anônimas
e pela Lei Nº 13.303/16, considerado o “Estatuto das Estatais”. A CAEMA é vinculada ao Governo do Estado do Maranhão por meio da Secretaria de Estado das Cidades (SECID), incumbida da gestão da política de saneamento básico do Estado do Maranhão, com o objetivo de planejar, coordenar, implantar, ampliar, construir e explorar serviços de abastecimento de água e esgoto.
O saneamento básico consta no Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 nas diretrizes de “Promover e garantir o acesso a políticas públicas de assistência social e direitos humanos..” e de “Intensificar investimentos em infraestrutura voltados para energia, saneamento básico…”. Desta maneira, demonstra a preocupação do Governo do Maranhão e da CAEMA em avançar na busca da universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, bem como nos demais princípios fundamentais previstos no Novo Marco Regulatório do Saneamento – Lei Nº 14.026/2020.
Nosso Posicionamento Estratégico
Empresa pública, eficiente e competitiva, comprometida com a sustentabilidade empresarial, focado na satisfação dos clientes, com gestão transparente, aberta a inovações tecnológicas e parcerias, que contribua para a saúde da sociedade e tenha sempre colaboradores capacitados e motivados.
Missão
Promover o saneamento básico por meio do abastecimento de água e esgotamento sanitário, com sustentabilidade.
Visão
Ser reconhecida pela eficiência na prestação de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário à população maranhense.
- Valores
- Compromisso com a dignidade humana
- Respeito à vida
- Satisfação dos clientes
- Conduta ética e profissional
- Transparência
- Sustentabilidade
- Valorização dos colaboradores
- Respeito aos parceiros
- Responsabilidade Socioambiental
- Inovação