Na última terça-feira (20), no auditório da sede da CAEMA, em São Luís, foi iniciado treinamento para a equipe de brigada de emergência que atuará nas dependências do prédio, localizada na Rua Silva Jardim, no Centro.
O treinamento básico tem uma carga horária de dezesseis horas/aula e contará com atividades práticas, o que capacita o grupo a agir em caso de acidentes, combate ao princípio de incêndio e cumprir condutas em situações de risco.
Entre estas principias condutas está também a responsabilidade de auxiliar os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente em casos de incêndio, direcionando a evacuação para pontos de encontro.
Meagan Leal, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da CAEMA, que também participa do treinamento da brigada, enfatiza que, paralela à implantação e o treinamento dos integrantes, a CIPA está tomando uma série de medidas necessárias para que a brigada possa atuar. “Já foram feitas adequações, instaladas sinalizações de emergência, sirene de aviso, entre outras ações”, explicou.
O coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da CAEMA – SESMT, Fernando Bitencourt, a inciativa atende a um desejo dos funcionários, que esperavam pela implantação deste projeto a algum tempo. “É muito importante que se tenha esta brigada em prédios históricos como este, onde a estrutura deve estar em constante vigilância e manutenção”, avaliou.
A brigada de emergência organizada pela CAEMA, segue os padrões da ABNT, conforme determina a NBR-14.276/ Jan1999. Complementar à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, trata-se de um grupo de pessoas para auxiliar os demais colegas de trabalho em situações de emergência, especialmente em casos de incêndio.
Também ficará responsável por identificar possíveis riscos no ambiente de trabalho, elaborar e emitir relatórios e pareceres, mediante fiscalização do estado de conservação dos equipamentos de segurança. O grupo recebe ainda treinamento sobre primeiros socorros. Toda equipe de brigadista de incêndio é organizada funcionalmente por chefe de brigada, coordenador geral, líderes e brigadistas.