A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção Maranhão (ABES-MA), realizou no período de 3 a 5 de outubro deste ano, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, à Avenida Alexandre de Moura, 182, Parque do Bom Menino, o curso “Plano de Segurança da Água - Uma nova Abordagem no Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano”.
O objetivo foi apresentar subsídios necessários à implementação de um Plano de Segurança da Água/PSA simplificado; avaliar a adoção de boas práticas operacionais nos sistemas de abastecimento de água de suas empresas utilizando um sistema de avaliação com critérios e requisitos; atuar e corrigir as não conformidades e oportunidades de melhorias, promovendo a garantia da qualidade da água produzida minimizando riscos à saúde da população abastecida.
O Curso foi ministrado pelo químico e técnico em Saneamento, especializado em Saneamento Ambiental pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Noelson Dória de Aquino, atualmente coordenador de Tratamento e Controle de Qualidade da Superintendência de Operação da Região Norte – ON EMBASA.
O curso foi apresentado em três etapas, sendo a primeira aula teórica; a segunda uma inspeção em campo, com a visita a um SAA e na terceira etapa a elaboração de relatórios em grupos, destacando as práticas operacionais; as não conformidades; pontos fortes e oportunidades de melhorias.
Conteúdo abordado
- Introdução: Qualidade da Água para Consumo Humano – aspectos conceituais e normativos; Planos de Segurança da Água – uma abordagem de avaliação e gerenciamento de risco em abastecimento de água para consumo humano.
- Estruturação de um Plano de Segurança da Água: esquema conceitual; etapas de desenvolvimento e implementação.
- Etapas de um PSA – Descrição e avaliação do sistema.
- Etapas de um PSA – Identificação e priorização de perigos e pontos críticos de controle.
- Etapas de um PSA – Identificação de medidas de controle, definição de limites críticos de controle e de programas de monitoramento.
- Etapas de um PSA – Planos de Gestão: estabelecimento de procedimentos de rotina; estabelecimento de procedimentos em condições excepcionais; estabelecimento de procedimentos de documentação e de protocolos de comunicação.
- Etapas de um PSA – Verificação e validação
- Barreiras de Proteção em SAA’s – Um PSA em operação na Bahia.
- Metodologia
- Módulos a serem avaliados
- Critérios e requisitos
- Diretrizes para pontuação
- Classificação
- Relatório de avaliação
- Prática de avaliação
Público Alvo:engenheiros, químicos e demais profissionais de nível superior que trabalham com operação, produção, controle e vigilância da qualidade da água.