CAEMA INSERIDA NO COMBATE À AIDS

Comemorado sempre no primeiro dia do mês de dezembro, o “Dia Mundial de luta contra a AIDS”, doença que atinge milhões de pessoas no mundo inteiro e que infelizmente ainda não existe cura. Durante esse dia, várias ações são realizadas nas mais diversas instituições e organizações.

A CAEMA está inserida nesse contexto e alerta os seus colaboradores para os riscos da doença. A exemplo de anos anteriores, o Serviço Social da Companhia realizou a distribuição de preservativos em todos os setores da empresa. “A ação é uma forma de alertar os funcionários, já que a CAEMA também desenvolve o seu papel de responsabilidade social”, disse Jacira Santos, uma das coordenadoras da Campanha.

LEMBRE-SE:

Amor, sexo e camisinha. Isto não é perversão, é prevenção.

A Aids não tem cura, mas você tem atitude. Previna-se!

Aids, todos nós podemos ter. Prevenção, todos nós podemos fazer.

ATLETA DA CAEMA CONQUISTA O 1º LUGAR NA 2ª MEIA MARATONA DE REVEZAMENTO DO SESC

O economista e colaborador da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA, José do Rosário Leitão Garcês, de 67 anos, conquistou o primeiro lugar na categoria revezamento (20Km) por equipe, na 2ª Meia Maratona SESC de Revezamento, promovida pelo SESC - MA no dia 24 de novembro deste ano. Cada equipe era composta por 4 atletas e cada um enfrentou um percurso de 5km e 800m com  largada e chegada no SESC Turismo, passando por vários locais do bairro Olho D’água.

Além da Meia Maratona do SESC, Garcês, como é mais conhecido na CAEMA, participou da “I Corrida e Caminhada Vida e Saúde”, promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, no dia 1º de dezembro (domingo) na Avenida Litorânea.

Com um percurso de 5km, para homem e mulher, a I Corrida foi direcionada para um público em torno de 1.500 pessoas, entre corredores, admiradores, torcedores e familiares da Igreja Adventista, dando ao evento um clima de festa e descontração, onde o que importa não é competir, mas exercitar o corpo e a mente, além de valorizar a prática esportiva e a qualidade de vida.

Para José Garcês, o principal objetivo em participar de atividades físicas desse tipo é melhorar a qualidade de vida e ao mesmo tempo servir de incentivo para aqueles que possuem uma vida sedentária.   

Durante o ano de 2013 o atleta da Companhia já participou de 14 corridas e para quem pensa que a disposição para o ano já acabou, Garcez revela que ainda tem mais três provas marcadas no calendário, todas  a serem realizadas neste mês de dezembro.

No dia 08/12 participará da I Corrida da AMMA, com percurso de5 Km, promovida pela Associação dos Magistrados. No dia 12/12 será a vez da Corrida “Volta da Lagoa”, com percurso de 5,4 quilômetros e no último dia do ano (31) participará da “Corrida da Virada”, promovida pela Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef/MA).

COLABORADORES DISCUTEM AÇÕES QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDAS NA CAEMA PELO GESPÚBLICA

Aconteceu na tarde do dia 27 de novembro, no auditório da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, uma reunião que contou com a participação da diretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Ivana Colvara de Sousa. O objetivo foi esclarecer os colaboradores da empresa, sobre as responsabilidades assumidas pela Companhia após a assinatura do termo de compromisso com o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública. A apresentação do termo de compromisso ficou a cargo da colaboradora Suely Gonçalves.

A adesão ao Programa surgiu da necessidade da Companhia de desenvolver trabalhos para elaborar o Plano de Ação da Agenda Ambiental. Assim, os colaboradores integrantes da Agenda se reuniram para discutir o que será implantado na CAEMA por meio do GesPública, plano responsável pela realização de ciclos contínuos de melhoria de gestão, através da utilização de instrumentos de avaliação da gestão pública.

O GesPública também visa à desburocratização através da Gestão de Processos e a melhoria do atendimento à sociedade com a utilização da Carta de Serviços do Cidadão e da aplicação do Instrumento Padrão de Pesquisa de Satisfação. Adiretora de Gestão Administrativa, Financeira e de Pessoas, Ivana Colvara de Sousa destacou que a assinatura do termo levará a CAEMA a pensar diferente, o que deve ser trabalhado junto a todos os colaboradores. “Esse trabalho do GesPública vai instigar nos colaboradores a mudança, com isso é possível ver a transformação no ambiente de trabalho” afirmou. 

O termo de compromisso com o GesPública foi assinado este ano pelo presidente da CAEMA, engenheiro João Reis Moreira Lima, por uma representante da Secretaria de Gestão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – Seges e pelo Núcleo Estadual do GesPública no Maranhão. O prazo de vigência do termo é de cinco anos, podendo ser prorrogado por igual período.

De acordo com Suely Gonçalves, agora a CAEMA vai escolher algum dos instrumentos do Programa e vai trabalhar a melhoria nos processos dentro da Companhia. “Essa assinatura tem uma importância fundamental para a CAEMA, pois a empresa passará a incorporar a excelência pública” destaca.

Com a assinatura do termo de compromisso através de cooperação técnica com o GesPública, a CAEMA, em regime de mútua colaboração passa a apoiar institucionalmente e materialmente as ações desenvolvidas pelo Núcleo do Programa no Estado do Maranhão. De acordo com o termo de compromisso, será constituído um Comitê Interno do GesPública, formado por colaboradores que será responsável por liderar e impulsionar as ações de melhoria da gestão a serem implantadas na empresa.   

Por força do acordo, durante todo o ano de 2013, foram realizadas diversas palestras na CAEMA buscando a capacitação dos gestores de vários setores visando à melhoria da gestão a partir da simplificação dos seus principais processos.

Sobre o Gespública

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização GesPública foi instituído pelo Decreto nº 5.378 de 23 de fevereiro de 2005 e é o resultado da evolução histórica de diversas iniciativas do Governo Federal para a promoção da gestão pública de excelência, visando a contribuir para a qualidade dos serviços públicos presta dos ao cidadão e para o aumento da competitividade do País.

Visto como uma política pública fundamentada em um modelo de gestão específico, o Programa tem como principais características o fato de ser essencialmente público orientado ao cidadão e respeitando os princípios constitucionais da impessoalidade, da legalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência, de ser contemporâneo alinhado ao estado da arte da gestão, de estar voltado para a disposição de resultados para a sociedade com impactos na melhoria da qualidade de vida e na geração do bem comum e de ser federativo com aplicação a toda a administração pública, em todos os poderes e esferas do governo

CAEMA MELHORA SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO INTERIOR

Visando melhorar a qualidade nos serviços oferecidos aos usuários dos seus serviços, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA intensificando as suas ações e serviços em diversos municípios do interior do Estado, que incluem melhorias nos sistemas de abastecimentos de água e ampliação de sistema de esgotamento sanitário.

Igarapé Grande

No município de Igarapé Grande, localizado a 307 km da capital São Luís, serão realizados serviços de limpeza e desenvolvimento dos poços P-03 e P-05 C, com a finalidade de recuperar a capacidade de produção de água dos poços e diminuir as perdas de cargas do aquífero para os mesmos.

Lago da Pedra e Tuntum

Em Lago da Pedra, os poços P-03 A, P-04 e P-05 receberão os serviços de limpeza e desenvolvimento também com a finalidade de recuperar a capacidade de produção de água dos poços, melhorando o abastecimento na cidade. Os mesmos serviços serão realizados no poço P-10 em Tuntum.   

Para o superintendente do Interior, engenheiro Felipe Fernandes, a realização desse tipo de serviços vai trazer muitos benefícios para a população de cada um dos municípios. “Com a realização desses serviços de limpeza e desenvolvimento, nós iremos aumentar a oferta de água para a população dessas três cidades”, destaca.

Coroatá

Em Coroatá, distante 247 km da capital do Maranhão, a CAEMA vai realizar vários serviços de manutenção, expansão de redes de distribuição e ramais prediais de água, inclusive com a instalação de novos hidrômetros e a retirada dos antigos que estão apresentando problemas. Esses serviços são considerados de rotina e também servem para melhorar a oferta de água para a população do município. Entre os serviços de manutenção previstos estão a retirada de vazamentos e pequenos reparos na rede de distribuição que abastece a cidade. 

Pinheiro

A cidade de Pinheiro a 339 km de distância, será favorecida com a execução de uma obra que vai melhorar a oferta de água aos seus moradores. O município que é abastecido por meio da captação de água do Rio Pericumã, terá a sua capacidade de captação ampliada de 400 para 500 metros cúbicos por hora, após a substituição do conjunto motor-bomba.  

A Companhia realizará também a construção de uma nova estação de tratamento de água, o que contribuirá para aumentar o volume de água tratada de 400 para 500 metros cúbicos por hora, além da construção de um  reservatório apoiado com capacidade para 800 metros cúbicos e uma estação elevatória de água tratada.

Ainda na cidade de Pinheiro, serão instaladas duas novas adutoras de água tratada, uma com 1.620 metros de comprimento e a outra com 35 metros de comprimento. Para melhorar o abastecimento de água a rede de distribuição será ampliada em 31.214,43 metros e terá 3.715 novas ligações com hidrômetros.

Davinópolis

Em Davinópolis, distante a 637 km de São Luís, a CAEMA iniciou os serviços de perfuração de um poço tubular de 450 metros de profundidade. O poço possui diâmetro de 18 polegadas no qual serão instalados todos os implementos hidráulicos e elétricos para o seu funcionamento.

De acordo com o engenheiro George Carvalho Costa, da Gerência de Obras do Interior da Companhia, a expectativa é que a vazão desse novo poço seja de 100 metros cúbicos por hora, o que aumentará significativamente a oferta de água para o município.

Tutóia

Em Tutóia, cidade turística a 456 km da capital, a CAEMA vai  realizar serviços visando melhorar a captação e distribuição de água. Está se3ndo construído um novo sistema de abastecimento que contribuirá para aumentar a vazão da água. Na obra está incluída também a substituição da adutora de água bruta que passará a ter capacidade de 25 metros cúbicos por hora. Será instalada também uma adutora de água tratada interligando os reservatórios R2, R4 e R5. É através dessa adutora que a água é transportada da estação de tratamento de água para os reservatórios de distribuição.

A Companhia vai construir também uma estação de tratamento de água com uma casa de química. Na estação de tratamento a água é tratada e purificada para depois ser encaminhada através de tubulação para caixas d’água e reservatórios que abastecem a cidade. A rede de distribuição que transporta a água tratada para as residências será ampliada para 340.950,26 metros. Como forma de combater o desperdício e melhorar a quantidade de água oferecida à população, vão ser instalados 730 hidrômetros, aparelho utilizado para medir a quantidade de água consumida.  “A cidade inteira vai ser beneficiada com essa obra, nós vamos melhorar desde a captação até o abastecimento e com isso melhorar o serviço oferecido aos moradores de Tutóia” destaca George Costa.

Itapecuru-Mirim

Em Itapecuru-Mirim a CAEMA vai iniciar os serviços de complementação da primeira etapa da construção do sistema de esgotamento sanitário. A obra realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), foi iniciada em dezembro de 2011 e foi paralisada em razão de problemas com a empresa contratada para a sua execução. A obra contemplará o município maranhense também com uma estação de tratamento de esgoto.  

Na bacia A-4, que atende os moradores do Bairro Torre e adjacências, serão finalizadas a construção da rede coletora de esgoto e também a elevatória de esgoto. Na complementação da obra será terminada também a construção dos emissários de esgoto. 

Com a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos em Itapecuru, os dejetos serão recolhidos nas residências por meio das ligações domiciliares e conduzidos à rede coletora, que por gravidade descem até a Estação Elevatória de esgotos ficando reunidos em um tanque. Em seguida são bombeados para uma caixa de reunião, de onde são levados por gravidade até a estação de tratamento de esgotos. Aí eles passam por um processo de maturação e tratamento até que estejam em condições de serem encaminhados ao seu destino final.

 

 

PRESIDENTES DAS COMPANHIAS ESTADUAIS DE SANEAMENTO REÚNEM-SE EM CAMPO GRANDE

Representantes das Companhias Estaduais de Saneamento estão reunidos em Campo Grande (MS) para participar da 3ª/2013 Assembléia Extraordinária da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe).

O objetivo da reunião é avaliar os resultados obtidos pela entidade neste ano e definir a pauta de ações da entidade para 2014.

Além disso, os representantes discutirão assuntos pertinentes ao setor, como a Portaria nº 280, de 25 de junho de 2013, que altera o Manual de Instruções para Contratação e Execução dos Programas e Ações do Ministério das Cidades inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a situação da Gestão de Desenvolvimento Operacional efetuada pelas Companhias, entre outros. 

A reunião prossegue até hoje, 29, finalizando com o encontro dos representantes das Companhias Estaduais com o governador do Estado, André Puccinelli. Em seguida, os presidentes das empresas de saneamento participarão da cerimônia de entrega de veículos e equipamentos para manutenção dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento das unidades atendidas pela Empresa de Saneamento do Mato Grosso do Sul S.A. (Sanesul).

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