WORKSHOP DE AUTOMAÇÃO E INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

A CAEMA, por meio da Diretoria de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente realizou na tarde do dia 17 de dezembro, no auditório da sua sede, um Workshop de Automação e Instrumentação Industrial.  

O objetivo foi informar a equipe operacional da Companhia sobre as novas tecnologias utilizadas nessa área e também apresentar o software “LabView” para auxiliar no monitoramento e controle de aparelhos de medição.

De acordo com o engenheiro de automação Odir Pedrazzi, da National Instruments, empresa responsável pela apresentação do Workshop, o software pode ser uma solução para diminuir custo e tempo para a CAEMA, principalmente no que diz respeito a manutenção de equipamentos. “Tudo que a nossa empresa faz é voltado para essa área de medição e esse software vai ajudar a monitorar seus equipamentos e prevenir possíveis falhas” explica.

Para Erione Campelo, gerente regional da CAEMA na cidade de Presidente Dutra, a ideia foi apresentar aos colaboradores o software e os benefícios que eles podem trazer para os serviços oferecidos, como por exemplo, as melhorias do sistema de operação da empresa.

A National Instruments é uma companhia americana presente em 41 países, inclusive no Brasil. Possui tecnologia avançada no que se refere a instrumentação moderna, de fácil implantação e programação gráfica simples. Um dos seus principais softwares é o LabVIEW, que trata-se de um projeto gráfico de sistemas que oferece aos engenheiros   as ferramentas necessárias para criar  e implementar sistemas  de medição e controle por meio da integração de hardware.

I FEIRA DE TALENTOS DA GERÊNCIA COHAB

Aconteceu ontem 11, a I Feira de Talentos da Gerência Cohab. O objetivo foi incentivar, divulgar e comercializar os trabalhos artesanais produzidos pelos colaboradores da CAEMA lotados naquela Gerência.

 

De acordo com a assistente social Maria de Lourdes Carvalho, encarregada do Serviço Social da CAEMA, a Feira é itinerante e percorrerá todas as Gerências de Negócios da capital.  Os interessados poderão adquirir as peças durante a exposição.

A partir do próximo ano a Feira de Talentos será realizada duas vezes por ano, sendo uma na semana dedicada às mães e a outra no período natalino em dezembro.

 

A iniciativa é da Diretoria de Gestão Administrativa Financeira e de Pessoas por meio do Serviço Social.

 

PALESTRA SOBRE MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, promoveu no dia 30 de novembro, no auditório da sede administrativa, uma palestra de sensibilização sobre o “Modelo de Excelência na Administração Pública”.

A iniciativa foi coordenada pelo núcleo da Agenda Ambiental da Companhia, com o objetivo de adotar a prática da colaboração institucional, através da troca de experiências com outras organizações.

A Coordenadora de Capacitação do Núcleo da Excelência Pública no Maranhão (NEP-MA), Leidismar Fernandes Nalasco, proferiu a palestra de forma clara e dinâmica  sobre os temas: Esclarecimentos gerais sobre o Decreto, Missão e Visão de Futuro do Programa Gespública; Pilares que fundamentam o Modelo Excelência em Gestão Pública - Princípios constitucionais e os fundamentos da arte de gestão; Tecnologias Gerenciais Disponibilizadas; Atribuições e Competências do Comitê de Qualidade e Apresentação dos portais Nacional e do Maranhão.

O Gespública é um modelo de excelência em gestão, que visa aumentar a eficiência, eficácia e a efetividade das ações executadas, com a finalidade de levar as organizações públicas brasileiras a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão.

Foi criado em 23 de fevereiro de 2005, por meio da publicação do Decreto nº 5.378, resultado da fusão do Programa de Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e aumento da competitividade do país.

O Modelo de Excelência em Gestão Pública tem como base os princípios constitucionais da administração pública e como pilares os fundamentos da excelência gerencial. 

Estiveram presentes os diretores da CAEMA, gestores, assessores, gerentes, superintendentes, coordenadores, encarregados, trabalhadores da área operacional e administrativa e outros colaboradores.

 

PROJETO “PESSOAS EM AÇÃO 2012” NAS GERÊNCIAS DE NEGÓCIOS

Buscando maior interação e, visando facilitar a troca de informações entre os setores, a Diretoria de Gestão Administrativa Financeira e de Pessoas da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, por meio da Gerência de Pessoas, realizou nos meses de agosto a novembro, diversas atividades nas Gerências de Negócios do Interior.

De acordo com o gerente de Pessoas Walter Castro, a implantação do projeto “Pessoas em Ação 2012”, aconteceu em razão da necessidade de suprir algumas carências de informações sobre assuntos relacionados à empresa. “Após algumas reuniões com a Diretoria decidiu-se elaborar o projeto para trabalhar essas questões com os funcionários” destaca Walter.

Foram realizadas visitas nas oito Gerências de Negócios da CAEMA no interior (Chapadinha, Itapecuru, Pinheiro, Pedreiras, Santa Inês, Presidente Dutra, São João dos Patos e Imperatriz), onde os funcionários participaram de várias palestras que levaram informações como direitos e deveres dos colaboradores com base na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); normas internas de trabalho e também nos acordos coletivos de trabalho.

Além das questões trabalhistas foram desenvolvidas ações no sentido de esclarecer aos funcionários assuntos relacionados à Segurança e Medicina do Trabalho, como a palestra sobre o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) e sobre as normas regulamentadoras que tratam de questões como insalubridade e periculosidade, mostrando o interesse da Companhia em oferecer melhores condições para o desenvolvimento das atividades funcionais.

O projeto “Pessoas em Ação 2012” é desenvolvido seguindo um cronograma baseado em três etapas distintas:  a primeira é realizada uma reunião na qual são identificados os problemas e em cima disso é elaborado um diagnóstico que define as principais ações a serem desenvolvidas naquela Gerência. Na segunda é realizada uma palestra com os colaboradores e gestores e na terceira é feito o feedback com o gestor mostrando o resultado daquela mobilização.

Para Walter Castro, o objetivo do projeto “Pessoas em Ação 2012” é criar um elo de comunicação com os empregados do interior, no sentido de levar informações gerais sobre rotinas trabalhistas e também resgatar a auto-estima dos funcionários. Na oportunidade, foram realizadas também palestras sobre Alcoolismo e Dependência Química, como forma de alertar os empregados sobre as doenças decorrentes desses hábitos. Em algumas Gerências houve a  entrega de fardamento.

A equipe da CAEMA que participou da implantação do Projeto no interior foi composta pelo gerente de Pessoas, Walter Castro; pela coordenadora de Administração de Pessoas, LucianeAlbuquerque; pela técnica de Segurança no Trabalho, Tânia Araújo, encarregada da Coordenadoria de Medicina e Segurança do Trabalho (GEPEM) e da contadora Francisca das Graças Linhares,da Controladoria da Companhia.

Além das atividades desenvolvidas no interior do Estado, a equipe do projeto  vem desenvolvendo algumas atividades preliminares na capital. A ideia é que sejam realizadas essas ações também nas Gerências da Capital no próximo ano.

 

 

I FEIRA DE TALENTOS

A Diretoria de Gestão Administrativa Financeira e de Pessoas promove por meio do Serviço Social, a I Feira de Artesanato no auditório da sede administrativa. A iniciativa visa incentivar, divulgar e comercializar os trabalhos produzidos pelos colaboradores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA. 

 

A Feira de talentos foi idealizada e criada com o propósito de dar visibilidade aos trabalhos dos artesões e/ou artistas, como também propiciar uma renda extra para as pessoas que participam da mesma, pois a CAEMA não cobra nenhum percentual  sobre o valor das vendas.

 

A acão faz parte do Projeto Caça Talentos, que está sendo desenvolvido em duas etapas. Primeiro aconteceu a sensibilização dos funcionários e as inscrições, de 4 a 31 de outubro. Depois a exposição e comercialização dos produtos que são confeccionados pelos empregados da Companhia.

 

De acordo com a assistente social Maria de Lourdes Carvalho, encarregada do Serviço Social da CAEMA, a Feira é itinerante e percorrerá todas as Gerências de Negócios da capital.   Os interessados poderão adquirir as peças durante a exposição.

“Querermos integrar e valorizar os empregados que desempenham trabalhos manuais, como também elevar a autoestima dessas pessoas. Fazer com que as pessoas conheçam o potencial dos colegas”, afirma Maria de Lourdes.

A meta é realizar pelo menos duas feiras ao ano. Uma na semana dedicada as mães no mês de maio e a outra em dezembro aproveitando o período natalino.

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