A CAEMA promoveu no dia 16 de janeiro (quarta-feira), uma ação de limpeza na margem da Barragem do Batatã, com a finalidade de retirar garrafas pets e outros resíduos sólidos que poluem as águas.
A ação foi organizada pela Gerência de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (EMAR) da Companhia, que convida colaboradores a se engajarem nessa iniciativa. A equipe de voluntários sairá às 9 horas do Sistema Produtor Sacavém e retornará às 11 horas.
O gerente da EMAR, engenheiro Raimundo Nonato Medeiros, afirma que a ação visa conscientizar a sociedade sobre a importância da correta coleta do lixo para que esses resíduos não cheguem às águas da Barragem. “Convidamos os empregados da Companhia a se engajarem nessa ação, pois além de proteger o nosso patrimônio hídrico, precisamos mostrar à população que a poluição só gera prejuízo para todos”, completa o gerente.
A ação nociva da poluição da água sobre a saúde humana faz-se sentir diretamente, quando são consumidos alimentos desses meios e indiretamente quando os seres vivos dos locais afetados morrem causando a perda de uma das partes do ecossistema global. Sendo a água indispensável à vida, deve haver por parte da população uma maior preocupação em preservar os rios, lagoas e lagos para evitar a sua contaminação.
As garrafas pets recolhidas serão encaminhadas para ONGs que trabalham com reciclagem. Para participar da ação é necessário levar quatro sacolas plásticas e luvas. Os interessados devem entrar em contato com a referida Gerência por meio do telefone 3198-8010.