Dando continuidade à política de melhorias dos sistemas de abastecimentos de água no Estado para melhorar o atendimento à população, a CAEMA concluiu no final de agosto deste ano, a obra de substituição da adutora da Lagoa dos Patos no município de São João dos Patos.
A nova tubulação instalada possui 403 metros de comprimento e 200 milímetros de diâmetro. Ela substituiu a antiga adutora, que tinha apenas 140 milímetros e rompeu no final de 2011, causando desabastecimento e diversos transtornos aos moradores daquela cidade.
O fato da antiga tubulação ser submersa, ou seja, era localizada no fundo da Lagoa dos Patos impossibilitou a recuperação da mesma, levando à instalação de uma nova, o que demandou mais tempo e mais recursos. Para evitar morosidade nas manutenções e reparos, a equipe de engenheiros e técnicos da Companhia decidiu instalar a nova adutora por fora da Lagoa, na Rua do Morro de Santa Terezinha.
Esse empreendimento está beneficiando aproximadamente 15 mil moradores dos bairros Açudinho, Centro, Lavanderia, Pau Doe e Trincheiras, que além de terem o abastecimento restabelecido tiveram um sensível aumento na oferta de água, tendo em vista que o diâmetro da nova adutora é bem maior que o diâmetro da anterior.
Para o gerente da Regional de São João dos Patos, engenheiro José Nilson Oliveira, a instalação de uma nova adutora proporcionou muita satisfação à população desses bairros que estavam sem água potável há aproximadamente dois anos.
A troca da adutora foi realizada pela Companhia em parceria com a Prefeitura Municipal de São João dos Patos para sanar o problema da falta de água daquela localidade. Atualmente, a água captada pelos poços P-13 e P-4B, é bombeada para o reservatório de apoio, onde depois de tratada, é conduzida pela adutora principal até os ramais domiciliares.