Em clima de festa, o gerente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, engenheiro Raimundo Nonato Medeirosrealizou às 19 horas do dia 26 de julho, no Palácio Cristo Rei (UFMA), o coquetel de lançamento do seu 4º livro, cujo título é “Donana Jansen e a água encantada”.
A obra conta a história do primeiro sistema de abastecimento de água de São Luís, bem como o primeiro sistema convencional de bombeamento de água utilizado. Antes disso a distribuição de água era feita por meio das carroças de Ana Jansen, que vendia água transportada por seus escravos. A narrativa acontece de forma lúdica, isto é, o autor escreve uma peça teatral, uma comédia, para narrar o fato.
Essa é também uma forma de Medeiros render seus tributos à Capital Maranhense que comemora o seu Quarto Centenário no mês de setembro deste ano. “Este livro foi feito para homenagear. É uma homenagem pessoal minha, pelos 400 anos da cidade de São Luís”, comenta.
Raimundo Medeiros, que é escritor e membro da Academia Caxiense de Letras, é autor das obras Rio Itapecuru: águas que correm entre pedras; Água no Saneamento; O meu compromisso com a Academia. Existem outros projetos literários em andamento.
O evento contou com a participação de colaboradores de diversas Gerências da Companhia, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – Seção Maranhão (ABES-MA) e do público em geral.