Colaboradores da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão - CAEMA participaram do 21º Encontro da Câmara Técnica de Controle de Qualidade (CTCQ) e do 16º Workshop Laboratorial, promovidos no mês de agosto pela Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (AESB), em Teresina - PI.
O intercâmbio entre técnicos de várias empresas de saneamento do país e especialistas da área de Controle da Qualidade da Água e Esgoto permitiu discutir, dentre outras questões, a revisão da Portaria Nº 518/04, do Ministério da Saúde, que estabelece procedimentos e responsabilidades de controle e vigilância da água distribuída pelas empresas.
Para a química Lenimar Veiga Gomes, coordenadora de Monitoramento e Controle da Qualidade de Água da CAEMA, o Encontro foi de grande relevância. “Todos os participantes possuem o objetivo comum de se adequarem às novas exigências de qualidade da água destinada para consumo humano”, disse.
A Gerência da CAEMA em Pedreiras, representada pelo auxiliar administrativo, Gildemar Saturnino, também contribuiu para o sucesso do evento através da apresentação do Processo Alternativo de Cloração de Poços, desenvolvido e coordenado pelo químico daquela Gerência Regional, Francisco Moreira.
A programação incluiu palestras, debates e visitas técnicas nas dependências da Águas e Esgotos do Piauí S.A. (Agespisa), empresa anfitriã do evento. As principais abordagens trataram sobre Preparação das Operadoras de Saneamento ao Plano de Segurança da Água; Anomalias Detectadas nos Laboratórios de Controle de Qualidade; Processo de Acompanhamento dos Equipamentos Laboratoriais Utilizados nas Estações de Tratamento de Água (ETA’s); Certificação das Companhias de Saneamento Básico; Revisão da Portaria Nº 518/04 - Novas Exigências; Manutenção nos Sistemas Operacionais Contribuem para Controle da Qualidade de Água, dentre outros.
A química Lúcia Felinto e a bioquímica Nazareth Silva, completaram a equipe da CAEMA presente no Encontro.