A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) realizou, na última segunda-feira (20), uma visita técnica ao Centro de Controle de Operações (CCO) da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo em São José dos Campos, interior do estado. A visita teve como objetivo conhecer o sistema de operações da empresa na cidade, considerando que as suas especificidades se assemelham às de São Luís.
Algumas semelhanças identificadas entre os serviços oferecidos pela SABESP e pela CAEMA dizem respeito à forma mista da captação, que ocorre de forma superficial e subterrânea, ou seja, tanto em rios quanto em poços, e o fato da cidade contar com o quantitativo de ligações próximo ao do município de São Luís. Além disso, o Centro de Operações de São José dos Campos conta com outras unidades operacionais como reservatórios, poços, Estação de Tratamento de Água (ETA), Estação Elevatória de Esgoto (EEE), Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), dentre outros.
Na ocasião, observou-se que a estrutura do Centro é automatizada com um ambiente físico estruturado e que o monitoramento das unidades operacionais é realizado remotamente, gerando mais eficiência na operação e melhor atendimento.
O representante da Companhia, Cleison Sá, afirmou que conhecer o sistema é uma oportunidade de ajustar algumas ações em andamento na reestruturação do CCO da CAEMA, visando melhorar cada vez mais o serviço prestado pela Companhia, considerando sempre o maior custo benefício da implementação. “Visitamos esse Centro de Operações com o intuito de conhecer e verificar a tecnologia que eles usam, para que se consiga colocar em prática um Centro de Controle eficiente com os melhores custos benefícios, mas que seja plausível com a nossa realidade. Fomos recebidos com bastante disponibilidade pela empresa SABESP e percebemos a realidade local, não só da estrutura do CCO, mas também do funcionamento da empresa com um todo. Com certeza foi uma visita ímpar e ajudará, de forma primordial, na montagem do nosso CCO”, finalizou.