O Governo do Estado do Maranhão e a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) entregaram mais dois novos poços tubulares de grande vazão para atender as necessidades da população de Barreirinhas. Os poços entraram em operação definitivamente na última quarta-feira (6), por meio de mais uma ação do programa “Água para Todos”.
Com os novos poços já em operação, os moradores do Vila São José e da Cidade Nova, em Barreirinhas, terão agora uma nova missão. Caberá a cada morador, zelar também pelo investimento feito nos equipamentos e contribuir com a preservação e uso sustentável da água para que o benefício atinja satisfatoriamente todos os usuários.
O poço da Cidade Nova atende 5.300 pessoas com água potável a partir de uma vazão de 50.000 litros por hora, explorada a 80 metros de profundidade. O outro poço, localizado no povoado São José, tem uma vazão de 20.000 Litros por hora e 48 metros de profundidade, levando água para cerca de 400 casas e mais de 1.600 pessoas naquela localidade.
“Estes poços em operação aliviam, de imediato, o sofrimento das comunidades que antes sofriam com desabastecimento. Esse momento chegou, graças a mais esta ação do Governo do Estado e mais um investimento em água e em saúde, propiciado pelo Água Para Todos”, definiu o presidente da CAEMA André dos Santos Paula. Em gesto simbólico, os poços foram entregues à população pelo govenador Flavio Dino durante sua passagem pela 19ª Feira da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec), em Barreirinhas.
Outro poço já está finalizado e será posto em operação pela Caema para ajudar a abastecer a população do município, localizado no Tapuio. O poço tem 56 metros de profundidade e produzirá quando em operação, 16.000 litros de água por hora abastecendo 2.134 pessoas em mais de 530 casas existentes no local.