Objetivando a prevenção de acidentes do trabalho e o bem-estar dos funcionários, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) iniciou, na última segunda-feira (26), a I Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT/Sede), voltada para colaboradores e estagiários do prédio sede da CAEMA, em São Luís.
Segundo Meagan Leal, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da CAEMA/Sede, a programação do evento se estenderá até sexta-feira (30) e contará com temas bastante diversificados, visando não somente a segurança do trabalho, como também, a saúde do seu público-alvo. "Basicamente, em segurança do trabalho entendemos que um funcionário doente não produz, o que é prejudicial tanto para ele quanto para a empresa. Por isso, buscamos trabalhar também com a saúde, então, durante a Semana vamos abordar a síndrome de burnout, que muitas pessoas não sabem, mas é o esgotamento mental e físico por excesso de trabalho, assim como a ansiedade e a depressão na terceira idade", explicou Meagan, enfatizando ainda sobre a participação dos funcionários na escolha das atividades, por meio de sugestões, durante o processo de planejamento e organização da SIPAT.
"Outro tema que está fazendo parte da programação é a segurança no trânsito, pois temos muitos motoristas de carros de passeio, motoqueiros e motoristas de carros pesados. Por isso, também fechamos parceria com o DETRAN-MA, para ter um diálogo com esse público em específico", acrescentou a presidente da CIPA.
Para Ubiranildes Mendes, secretária do setor jurídico da CAEMA, é fundamental a realização de atividades como essa na sede da Companhia. "Vejo que em nosso prédio, mesmo sendo uma sede administrativa, podem ser desenvolvidos alguns fatores de risco que devem ter a atenção de todos que trabalham aqui. Acredito que a CIPA serve para isso, até para dimensionar e conscientizar os nossos colegas sobre a prevenção desses possíveis acidentes. Tenho como exemplo um treinamento que tivemos, em que durante a simulação de um incêndio muitos colegas realmente não sabiam como agir", disse.
Vale destacar que cada unidade da CAEMA tem autonomia para montar a sua comissão e realizar ações, funcionando como membros do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho da CAEMA – SESMT.