Obras executadas pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) têm sido entregues pelo Governo do Estado em diversas cidades do interior, para cumprir compromissos assumidos e transformar a realidade de centenas de famílias. Esta semana foi a vez de São João dos Patos receber obra para modificar um cenário de sofrimento por conta do desabastecimento em diversos pontos do município.
A entrega de um novo poço de grande vazão perfurado pela CAEMA, atingindo água dentro dos padrões para exploração a 160 metros de profundidade e implantação de uma adutora com 900 metros de extensão ocorreu na última terça-feira (12), durante visita do governador Flávio Dino ao município. Na ocasião, a entrega se tornou um momento de grande festa, por conta da quantidade de pessoas que prestigiaram o aplaudiram, pelas crianças que puderam tomar banho e brincar aproveitando o momento de grande alegria. O governador Flavio Dino, de forma simbólica, abriu as torneiras e fez jorrar água a uma altura de quase 3 metros, com força de vazão de 70 mil litros por hora.
De acordo com o diretor de Operação, Manutenção e Atendimento ao Cliente, André dos Santos Paula, momentos como este demonstram não só a ansiedade do povo por mais água, mas também a força de vontade do estado em resolver um problema que perdurou por muitos outros governos que deixaram de lado um direito essencial da população.
“Este é um equipamento que vem para somar a outras ações do Governo e da CAEMA, aqui em São João dos Patos, para que os moradores destes bairros possam viver com mais qualidade. A água deste poço vai permitir não só matar a sede da população, mas também funcionará como força motriz do desenvolvimento, impulsionando o comércio, construções aqui no Cajazeiras, por exemplo, que é um bairro com muitas residências surgindo”, acentuou.
De acordo com o coordenador de Operação e Manutenção do Sistema de Abastecimento da CAEMA no município, Amarildo Maciel, que acompanha e programa as manobras de vazão para as zonas de abastecimento na cidade, o novo poço permite distribuir água potável para cerca de 5 mil pessoas que moram em grandes bairros beneficiados diretamente, como Cajazeiras, Trincheiras, Loteamento São Francisco, Centro e bairro Escalvado. “Com o novo poço, a cidade ganha 50% a mais de água. Além disso, foi feita uma ampliação da rede existente em aproximadamente 6 quilômetros. Novas ligações que se somam a rede já existente também foram feitas, para fazer com que mais água chegue aos moradores”, enfatiza Amarildo.
O diretor André Paula também explica que “outra preocupação nessa área, vai ser o monitoramento das redes de distribuição para evitar que essa água se perca no caminho, por possíveis vazamentos ou outros problemas que possam ocorrer inclusive devido a uma maior pressurização e força da água que jorra do poço”.
O novo poço, enumerado P-19, que se localiza no bairro Cajazeiras, já está trazendo felicidade a Maria da Conceição (76), antiga moradora do bairro. Para ela, apesar da idade, o poço é um recomeço e esperança. “É uma outra vida agora. Uma grande vantagem esse poço aqui no nosso bairro. O que eu digo ao governador é muito obrigado por ele ter lembrado de nós”, agradeceu.