Mais água, mais saúde e respeito para os habitantes de Conceição de Lago Açu. O município recebeu no sábado (24), durante a programação do Dia D do Mais IDH, um novo e amplo sistema de abastecimento que dará maior eficiência e segurança ao abastecimento das famílias que residem na sede. O Dia D do Mais IDH aconteceu simultaneamente em diversas cidades do estado.
O programa Mais IDH foi criado pelo Governo do Maranhão para combater a extrema pobreza nas 30 cidades com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.
Em Conceição do Lago Açu, a água tratada chega por meio de um grande trabalho desenvolvido pela Companhia de Saneamento Ambiental (Caema), que executou obras estratégicas mudando de vez uma situação de total desabastecimento em algumas áreas da sede.
“Em Conceição do Lago Açu, assim como nos outros municípios do Mais IDH, as obras de implantação e recuperação de sistema, ampliação de redes de distribuição e realização de novas ligações são um grande trabalho social para levar dignidade e respeito às famílias nestas localidades, por meio da promoção da saúde, com combate a várias doenças que se proliferam através da veiculação hídrica”, disse o presidente da Caema, Carlos Rogério Araújo.
Ao todo, foram investidos quase R$ 3 milhões na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água de Conceição do Lago Açu. Tal investimento vai garantir segurança hídrica ao município até o ano de 2045, conforme a previsão técnica de crescimento previsto para a população.
Com as intervenções realizadas pela Caema, que constam de perfuração de um novo poço, reforma dos poços existentes, expansão da rede de distribuição e construção de um reservatório de 200 mil litros, o abastecimento de água está garantido aos moradores da sede do município.
“Em algumas localidades, o estudo técnico feito para elaboração do projeto e execução das obras necessárias ao sistema apontou uma situação bem crítica, com pontos que estavam sem água encanada há mais de uma década. Todas estas situações foram identificadas durante a elaboração do projeto e, agora, não fazem mais parte do dia a dia da população”, explicou Alexandre Rêbelo da Unidade Especial de Planejamento e Políticas Públicas (UEP) da Caema.
Novo Sistema de Abastecimento de Água de Conceição do Lago Açu
Investimento total: R$2.751.422,69
Obras físicas na captação-perfuração de 1 poço novo (P3): 200 metros de profundidade, vazão de 70m³
Manutenção de 2 poços (P1 e P2): Melhorias na captação
Resultado: Aumento na vazão captada de 33.000 litros para 109.000 litros/h