O Governo do estado, por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA), atingiu este mês a marca de 10 mil medidores instalados na capital em apenas 6 meses, através do programa de hidrometração desenvolvido pela Companhia como medida de incentivo ao uso de água de forma consciente e racional pela população.
O programa vem sendo intensificado pela Caema junto a consumidores de bairros localizados em áreas atendidas pelas Unidades de Negócios do Centro, Vinhais, Cohab/Cohatrac e Cidade Operária. O trabalho desenvolvido consiste em identificar unidades consumidoras que não possuem o hidrômetro, mas contam com o serviço de abastecimento ligado à rede de distribuição da Caema.
Um dos pontos positivos elencados pelo programa é que os próprios consumidores participam de forma direta no controle de seu próprio consumo, assumindo um papel fiscalizador, controlando o uso e eliminando o desperdício de água em sua residência ou local de trabalho. “A mudança de comportamento após a instalação do medidor é uma das razões pela qual alguns usuários conseguem medir a redução no consumo em sua fatura”, explica o assessor técnico e comercial da Caema, João Augusto Vasco.
Ele também explica que a utilização dos medidores tem impactos positivos no fornecimento, uma vez que cada medidor está ligado a um cadastro pertencente aquela rede. “Isso permite uma visão ampliada e uma melhor compreensão da abrangência do serviço, o números de residências atendidas por esta Companhia e portanto, permite elaborar projetos e ações de forma mais eficaz e apropriadas para o abastecimento”, avaliou positivamente.
O projeto prevê a instalação de 130 mil hidrômetros. Dos 10 mil já instalado, quase 7 mil foram alocados nas áreas do Centro, Cohab, e vinhais. Na área da Cidade Operária, proporcionalmente a maior dentro do projeto, já foram mais de 3 mil, ou seja 30% do total já instalado até agora. Além dos imóveis identificados pelas equipes de instalação envolvidas no programa, o consumidor que precisar de um medidor para ajudar a controlar o seu consumo e o valor da sua conta, pode recorrer a uma das unidades de negócios envolvidas no Programa de Hidrometração.
Benefícios do Hidrômetro
O hidrômetro mede a quantidade de água que você usa e pode ajudar a controlar seus gastos e eliminar desperdício de água tratada, interferindo positivamente em sua conta.
?Consumo Real– O hidrômetro mostra quanto você está consumindo de água a cada mês.
?Controlar uso - Considerando só dígitos pretos (excetuando os vermelhos), diminua a leitura anterior pela leitura atual e encontre a diferença em metros cúbicos entre um mês e outro.
?Vazamentos na rede domiciliar – Com o auxílio do medidor descubra se desperdício em canos ou vasos sanitários. Feche a boia da caixa ou reservatório interrompendo o fluxo e monitore o indicador de movimento do hidrômetro; se este não se manter parado pode haver vazamentos.
?Economia – Usando água de forma consciente, monitorando seus gastos e a eficiência de sua rede, evitando perdas, sua fatura apresentará apenas o valor por consumo em litros. Isso pode representar redução de valores em sua conta mensal.