O Governo do Estado está entregando filtros de cerâmica para as famílias residentes na região da Bacia do São Francisco. A distribuição está sendo realizada através da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em parceria com a Fundação Sousândrade, e foi iniciada no dia 6 de janeiro pelas comunidades do Jaracati. Os equipamentos contribuem para o combate a doenças hídricas.
A entrega dos filtros está inserida nas atividades desenvolvidas pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) das obras de Ampliação do Esgotamento Sanitário de São Luís, contempladas na primeira etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC I).
De acordo com a assistente social Mayra Lima, coordenadora do PTTS na Caema, o processo que os moradores utilizavam para filtrar a água era inadequado. Segundo ela, com os filtros de cerâmica, a qualidade da água vai melhorar consideravelmente, evitando doenças hídricas. Para melhor orientação dos moradores, também foram realizadas palestras nas comunidades sobre ‘Saneamento básico e veiculação de doenças hídricas’.
A distribuição foi realizada em cinco entidades e associações das comunidades da Ilhinha, Jaracati e São Francisco. No dia 6 do mês passado, a entrega foi realizada no Espaço Riba (Jaracati); no dia 9, no Fórum do Jaracati; no dia 27, na Associação de Moradores do Bairro São Francisco; no dia 28, na Igreja de Santa Luzia (na área da Lagoa da Jansen/Ilhinha); e no dia 29, na Igreja de São Francisco.