A profissão foi regulamentada em 18 de junho de 1965 e para fiscalizar seu exercício foi criado o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária – CONAR – em 1980. O CONAR é uma organização não-governamental constituída por publicitários e profissionais de outras áreas, que visa impedir a propaganda enganosa ou abusiva e promover a liberdade de expressão publicitária.
O publicitário constrói a imagem do artigo e depois disso, cria anúncios para toda espécie de mídia – impressa e eletrônica –, folhetos e banners, ações de merchandising e compra espaço na mídia.
O publicitário é um profissional essencial para as empresas, na divulgação de produtos, serviços e criação de novos conceitos. Versátil, criativo e cheio de imaginação,seu trabalho desperta o desejo das pessoas, faz refletir e emocionar com campanhas nos breves intervalos entre os programas preferidos. Uma profissão importante e de grande valor para a sociedade. Receba as homenagens e os parabéns da CAEMA. Feliz Dia do Publicitário!