A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, por meio da Coordenadoria de Gestão e Controle Patrimonial (GSADP) realizou na manhã de hoje (12), no auditório da sua sede administrativa, a palestra “Inventário Patrimonial da CAEMA”.
O objetivo é apresentar para os diretores, gerentes de negócios e colaboradores da Área Comercial, os serviços que a empresa paulista Setape - Serviços Técnicos de Avaliações do Patrimônio e Engenharia LTDA, especializada em Avaliação e Levantamento Patrimonial, irá realizar na Companhia. A Setape possui 40 anos de atuação no mercado internacional
A empresa foi vencedora da Concorrência Pública 014/2013, realizada no dia 11 de junho deste ano e será responsável pelo Inventário Patrimonial da CAEMA, por meio do qual serão feitas uma série de reavaliações dos bens móveis e imóveis da Companhia, com a aplicação do Impairment, teste de recuperabilidade, que tem por objetivo apresentar de forma prudente o valor real líquido de realização de um ativo. A essência desse teste é evitar que um ativo esteja registrado por um valor maior que o valor recuperável, isto é, o teste verifica se o ativo não está desvalorizado em relação ao valor real.
Segundo Raimundo Diniz, colaborador da GSADP e coordenador do projeto, com a aplicação do teste e da realização do inventário, a CAEMA vai determinar o real valor dos seus bens. “Através desse teste, nós iremos chegar ao valor real de todos os bens da CAEMA atualmente. Com base nisso, iremos fazer o ajuste de patrimônio e o contábil da empresa, chegando assim à realidade das contas da empresa” explica.
O inventário patrimonial da CAEMA será realizado pela Setape em todas os setores da Companhia, seja na capital ou no interior e terá prazo de 180 dias para sua execução, com mais três meses disponibilizados para a realização de consultoria da empresa paulista. A criação do inventário da CAEMA atende às ressalvas de auditorias externas da Controladoria Geral do Estado e Tribunal de Contas do Estado do Maranhão.