A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA, realiza no período de 20 de maio a 10 de junho, no horário das 8 às 11:30 horas e de 14 às 17:30 horas, na Sala de Treinamento da Gerência de Tecnologia, o Recadastramento Biométrico do Título Eleitoral para empregados e colaboradores.
Uma equipe formada por 6 colaboradores da Companhia participou de 24 a 26 de abril de um treinamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER) na Areinha, com a finalidade de capacitar os colaboradores para ao recadastramento. No primeiro dia eles receberam instruções sobre a estrutura física e organizacional do TER. No segundo dia receberam treinamento de um psicólogo de como fazer um bom atendimento e no terceiro dia sobre o recadastramento biométrico, que incluiu teoria e prática.
O Tribunal disponibilizará 3 kits de material necessário ao recadastramento, composto de Monitor de computador, Câmera fotográfica e máquina apropriada para capturar as digitais. No dia do recadastramento a equipe da CAEMA vai estar identificada por meio de camisas contendo nome do evento e logomarca do TER.
O Recadastramento Biométrico é o procedimento obrigatório para que o eleitor vote na nova geração de urnas eletrônicas. Para isso, será colhida uma amostra da sua assinatura, além de ser fotografado e ter as impressões digitais capturadas. O objetivo do recadastramento é facilitar a identificação, diminuir o tempo gasto no dia da votação e reduzir a possibilidade de fraude, como por exemplo, uma pessoa votar no lugar de outra.
Segundo a encarregada do Serviço Social, assistente social Jacira Santos, a Campanha de Recadastramento Biométrico foi lançada na Companhia com a finalidade de facilitar a vida dos empregados e colaboradores da empresa, uma vez que eles não precisarão sair do seu local de trabalho para fazer o seu recadastramento.